edificio cloak

CloakCoin é uma criptomoeda focada na privacidade, lançada em 2014 sem recurso a ICO ou pré-mineração. Foi desenhada para ser rápida e com transações anónimas, foi ainda um dos primeiros conceitos de moeda digital a abordar a inadequação do Bitcoin para transações anónimas peer-to-peer.  Após uma subida em flecha, o projeto foi abruptamente abandonado pela equipe inicial, sem nunca concretizar suas promessas, recorrendo ao que hoje é chamado de exit-scam.

Apesar do caos gerado pelo golpe da equipe fundadora, em finais de 2014  um pequeno grupo de usuários acreditou que a ideologia por trás da CloakCoin era válida e tomou o projeto em suas mãos. A nova equipe partiu para realizar o que a equipe fundadora não conseguiu fazer: uma criptomoeda totalmente anónima, descentralizada e que garante a privacidade do vendedor e do comprador.

Em 2016 foi lançado a primeira carteira CloakCoin com PoSA3 que permitia o envio e receção de moedas de forma privada. Depois de um desenvolvimento continuo o projeto evoluiu e hoje o sistema de transações privadas da CloakCoin se chama ENIGMA. O software de código-aberto pode ser acedido no Github.

Como as transações ENIGMA protegem a privacidade?

A abordagem da CloakCoin às transações privadas é diferente da maioria das outras moedas privadas, em vez de usar side-chains, enterrar as transações sob camadas de encriptação, ou poluir a Blockchain com dados, a CloakCoin usa um protocolo de mistura de moedas que age como um carrossel de stealth addresses. O sistema ENIGMA foi concebido para garantir que o processo de mistura seja seguro e que seja impossível o rastreio da transação por parte de observadores terceiros. O remetente e o recetor não podem ser associados através de uma análise aos dados da transação, logo a privacidade fica garantida. Durante o Cloaking as moedas nunca são transferidas para intermediários, ou qualquer serviço centralizado permanecendo sempre seguras.

Não existem Masternodes. Não existem pontos centralizados que possam ser explorados como vetores de ataque. Na rede CloakCoin qualquer carteira pode ser anunciada pelo usuário como um Node de mistura, e são essas carteiras que misturam as moedas entre si. Os usuários fornecem entradas e saídas fictícias para as transações privadas ENIGMA, tornando assim impossível determinar a verdadeira fonte e destino da transferência de Cloaks. Para garantir a segurança e a integridade dos dados na rede CloakCoin, todas as comunicações e dados Enigma circulam em uma implementação própria do protocolo Onion Routing. Sendo que na rede CloakCoin por ser uma rede fechada não existem Exit Nodes. As mensagens são encriptadas usando o CloakShield e é lhes aplicado um hash.

O que é o CloakShield?

O CloakShield assegura comunicações seguras entre Nodes na rede cloak. Recorre a criptografia RSA simétrica apoiada por uma troca de chaves de Diffie-Hellman, com o uso de curvas elípticas (ECDH). Isso permite que os Nodes troquem dados de forma segura, fornecendo proteção contra snoopers (homem no meio) e impostores (ataque de sybil). O CloakShield foi projetado para proteger tanto o Enigma como as futuras aplicações descentralizadas CloakCoin , e assegura que seus dados permaneçam privados.

A existência de uma richlist compromete a privacidade?

A existência de uma richlist permite que os usuários publiquem provas de suas posses, de uma forma transparente sem um pedido prévio, por outro lado, as transações privadas são opcionais, nessas, não é possível rastrear as transações de quem para quem, como é exemplificado na imagem seguinte de uma transação ENIGMA.

transacao enigma protegendo a privacidade
Uma transação onde figuram várias inputs e outputs fictícios geradas por nodos ENIGMA.

Descentralização, Inclusão e Incentivos

Ao contrário de outras moedas em que o poder de mineração está centralizado em umas poucas pools, a CloakCoin é uma Criptomoeda POS e a sua rede não pode ser fragilizada atacando as pools. A segurança da rede CLOAK é efetuada por todos os usuários através do Stake. A recompensa como incentivo pelo trabalho realizado no stake é de 6% ao ano sobre o valor da sua carteira. Os poucos recursos para correr uma carteira/node CloakCoin POS são também importantes: não é necessário uma grande rig de mining, nem um consumo energético obsceno para participar na manutenção da rede. A CloakCoin assume-se como uma moeda inclusiva porque qualquer usuário pode participar na manutenção da rede e receber por isso, bem como receber incentivos adicionais sobre o auxilio às transações privadas que vão de 0,2 a 1% do valor total da transação privada.

Transparência e Compromisso

Em janeiro de 2018, seguindo o compromisso de transparência assumido pela equipe CloakCoin, foi efetuado pela Cognosec uma auditoria de segurança da tecnologia Enigma e do aplicativo de carteira da CloakCoin. O objetivo da avaliação seria de fornecer uma opinião independente e confiável sobre a segurança do aplicativo CloakCoin.  Especificamente sobre a tecnologia Enigma. Foram encontradas algumas vulnerabilidades prontamente corrigidas e as recomendações da auditoria foram seguidas para melhorar a segurança do aplicativo.

Mercados de Exchange

Atualmente a CloakCoin pode ser negociada nas seguintes casas de cambio:

  1. Binance
  2. Upbit
  3. Bittrex
  4. Livecoin
  5. Cryptopia
  6. LiteBit
  7. OpenLedger
  8. CryptoBridge
  9. Godex
  10. Indacoin
  11.  Troca.Ninja

Especificações:

Oferta Total de Moedas: 5141653.0

Inflação: 6% ao ano

Idade para stake: mínima 3 horas, máxima ilimitado

Algoritmo hash: X13

Tempo de bloco: 60 segundos

Transações privadas: ENIGMA e CloakShield

https://www.cloakcoin.com/

https://twitter.com/Cloak_Brasil

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *